segunda-feira, 30 de setembro de 2013

21.º Aniversário ARCO


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Presa da “Ti Marta”


Aquando da última caminhada nocturna realizada no Verão no Ozendo, a caminho da Praça de Toiros, foi com prazer que ouvimos um grupo de participantes da Terra falar da Presa da “Ti Marta”. A dita Presa é um charco de água situado no lado esquerdo da estrada para quem vai para a Praça de Toiros e servia de piscina há cerca de 40/50 anos.

Contaram-nos que mal o sol começava a aquecer, durante a tarde, o grupo juntava-se e iam dar um mergulho a esta piscina improvisada, chegando a ser mais de 20 pessoas lá dentro! O engraçado vinha depois, já que por vezes os mais velhos escondiam-lhes as roupas. Muitas das vezes, iam também para a Presa às escondidas dos pais, nadavam, secavam-se e dirigiam-se para as suas casas mas, como podemos imaginar num sítio tão pequeno e com tanta gente, mais do que água fresca e cristalina…era lama! Pelo que ao chegarem ao pé dos pais era difícil ocultar os vestígios de sujidade que se incrustavam nos corpos.

Além da Presa da “ Ti Marta” existiam também 3 “poços”, junto onde actualmente se situam os corros da Praça de Toiros, que serviam para refrescar nos dias mais quentes; chamavam-lhes o Inferno, Céu e Paraíso. O Inferno, situado à sombra, tinha a água mais fria, o Céu, tinha a água morna e o Paraíso, a quente. Quase umas termas romanas com os seus 3 tipos de banhos; “frigidarium”, “tepidarium” e “caldarium”!

No final do Verão, quando as barricas do vinho eram retiradas à rua para serem preparadas para as vindimas, eram cobertas com água para incharem as madeiras, sendo também aqui que se podia encontrar a rapaziada nos seus banhos!

Os 3 “poços” já não existem, mas a presa da “Ti Marta” ainda “vive” para nos mostrar como os nossos pais se divertiam, passavam o tempo e como com pouco se entretinham. Todos estes testemunhos são únicos e é com prazer que os reproduzimos para que fiquem para a História do Ozendo.




quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Capeia Ozendo 2013








(Fotografias enviadas por Sérgio Carriço)

A.R.C.O.


E são estas coisas que nos deixam carregados de orgulho e com vontade de fazer mais e melhor! Obrigado!

In: Cinco Quinas, noticia: “Dia do Sócio 2013”

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ozendo - Vila Boa

Concluída a ligação Ozendo - Vila Boa (Santo Antão):






“Ó Forcão Rapazes” 2013


Realizou-se no passado sábado, na Junta de Freguesia do Soito, reunião do festival “Ó Forcão Rapazes”, para apresentação de contas. A receita total foi de 9721,63€, dando 1080,18€ para cada Terra participante.

Também ficou decidida a ordem de organização para os próximos anos. Assim, em 2014, na Praça de Toiros do Soito, vai organizar o Festival as equipas do Ozendo e Alfaiates. Em 2015: Aldeia da Ponte e Forcalhos, 2016: Lageosa e Aldeia do Bispo, 2017: Aldeia Velha e Fóios e 2018: Soito, com uma das equipas que organizará em 2014.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Eleições Autárquicas 2013


No próximo domingo, 29 de Setembro, realizam-se em Portugal as Eleições Autárquicas. Para o Município do Sabugal, apresentam-se os seguintes candidatos: António Robalo (PSD), António José Vaz (PS), João Aristides Duarte (CDU), Filipe Pina Monteiro (CDS) e Carlos Alberto Rito (PTP).

Em relação à Freguesia de Quadrazais, as listas são as seguintes:

Pelo PS:

1.Silvina Martins Vaz da Silva
2. Paulo José Nabais Cruz
3. Anacleto Afonso Gonçalves Carriço
4. Paula Cristina Carvalho Cardoso
5. António Jorge Gonçalves Romana
6. José Francisco Panto
7. Orlando Ramos Martins
8. António Borrega Martins
9. Luís António Afonso
10. Manuel José Gonçalves Jerónimo
11. José Carlos Clara Dias
12. António Joaquim Moura
13. José Manuel Pires Nabais
14. António Manuel Seixinho da Silva
15. Maria Suzete Afonso
16. Maria Martins Novais,
17. Isabel Anjos Teixeira Barril
18. Hermínio Augusto Gonçalves Jagão
19. Silvino Santos Bicho
20. Maria de Lurdes Cardina Gonçalves Mesquita
21. Palmira Martins Charavilha Vaz
22. Maria da Ascensão Nabais Correia
23. Albertina Afonsa
24. Sandrina de Campos Gonçalves Jagão
25. Olinda De Oliveira Vieira Cipriano
26. Albertina de Campos Bola
27. Amândio Nabais Baldo
28. Else Ramos Vaz
29. Carlos Manuel Fernandes Bedo
30. Altina Anjos Salada
31. Maria Martins Engenheira
32. Alice Martins Borrega
33. Rui Manuel de Jesus Cacheira
34. António Martins Cacheira


Pelo PSD:

1.Carlos Afonso Panto
2. Sandro Manuel Martins Freire
3. Jeremias André Martins Paleco
4. Edna Pires Correia
5. Fernando de Jesus Nabais
6. Daniela Filipa Assunção Pinheiro
7. José Esteves Cipriano
8. Sílvia Martins Grancho Nobre
9. Carlos Robalo Gonçalves
10. Inês Filipa Martins Pais
11. Pedro Manuel Lucas Panto


Assim, no Domingo, saberemos quem nos próximos 4 anos conduzirá os destinos do nosso Concelho e da nossa Terra.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Dia do Sócio 2013


Após uma semana cheia de Festas e Actividades no Ozendo; foi a Caminhada Nocturna, as Festas de N.ª Sr.ª da Fátima, a Capeia, o Festival de Forcão, nada como terminar com chave de ouro com um dia de união e partilha entre os sócios da Associação Recreativa e Cultural do Ozendo.

Pelo segundo ano consecutivo, a ARCO festejou a 18 de Agosto, o Dia do Sócio, dia no qual se realizaram diversas actividades com a intenção de reunir todos os sócios, familiares e amigos da nossa associação.

A tarde começou com uma aula de zumba. O dia quente e as coreografias da Professora Bernardete fizeram com que não restasse caloria do almoço! Não houve muito tempo para descanso, já que terminada a aula de zumba foi “correr” para a Praça de Toiros onde já decorria o torneio de futebol que opunha solteiros contra casados.

Na falta de local para jogar futebol, na Praça de Toiros do Ozendo foi improvisado um campo de futebol, estando nas bancadas os fervorosos adeptos das equipas participantes!

Os casados entraram muito bem no jogo, fazendo ainda “tremer”  a equipa adversária. Foi a experiencia contra a juventude, mas na 2.ª parte da partida os casados começaram a fraquejar, ganhando os solteiros por   8 - 6. Os golos dos casados foram marcados pelo Zé Manel (2), Zé Joaquim (3) e Berto (1). Os golos dos solteiros foram apontados pelo; David (2), Pedro (2), João (2), Artur e Jorge.

O árbitro desta disputada partida foi o Fernando, que depois passou o apito para o filho Bruno, que arbitrou o jogo mais terno e esperado do dia. Os mais pequenos entraram em campo e provaram que o futuro futebolístico do Ozendo está garantido!

No Mini- Torneio de Futebol participaram duas equipas; a Equipa A, composta pelo Medhi, Micael Pires, David Paleco, Xavier e Nicolas e, a Equipa B, constituída pelo Damien, Yoan Antunes, Martim, Nelson e Enzo.

A Equipa A ganhou a partida por 5-1, com golos do Micael (2), Medhi (2) e Xavier (1). O golo da equipa B, foi apontado pelo Yoan.














quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Capeia Ozendo 2013













(Fotografias de Ana Rita Vaz)

Muralhas com História


Muralhas com História, em Sortelha, de 20 a 22 de Setembro.



terça-feira, 17 de setembro de 2013

“Ó Forcão Rapazes” 2013


Realizou-se no dia 16 de Agosto, mais uma edição do festival “Ó Forcão Rapazes”, este ano numa organização do Soito e Fóios. Os bois foram do “Zé Noi” e não defraudaram ninguém! Originaram grandes momentos de forcão e, apesar de alguns sustos, mais uma vez ficou demonstrada a valentia dos rapazes da Raia.

O sorteio ditou a ordem de actuação, que foi a seguinte; Aldeia da Ponte, Lageosa, Forcalhos, Aldeia do Bispo, Soito, Alfaiates, Fóios, Aldeia Velha e por fim, vestidos de cinzento, a nossa equipa do Ozendo.

Para fechar com chave de ouro a tarde, foi lidado o touro suplente por elementos de todas as equipas, ficando demonstrada a união das equipas participantes.