quinta-feira, 27 de junho de 2013

Praça Toiros Ozendo

Castanheiro centenário:

Obras Praça de Toiros







quarta-feira, 26 de junho de 2013

S. Pedro 2013


Continuam os preparativos para o S. Pedro. Enfeites prontos! Já há pinho e rosmaninho!

Como não há rosmaninho no Ozendo, contam-nos que antes o pinho era enfeitado com a planta “bela luz”, que também é cheirosa!









Inter-Freguesias 2013




sexta-feira, 21 de junho de 2013

Igreja

A Comissão da Igreja do Ozendo trocou a porta do edifício:



Obras Praça de Toiros do Ozendo




Inter-Freguesias 2013



quarta-feira, 19 de junho de 2013

Jogo do “Beque”


O Beisebol surgiu nos Estados Unidos da América no século XIX. Mas se na América se jogava o Beisebol, no Ozendo, desde tempos imemoriais, joga-se o Jogo do “Beque”.

O Jogo do “Beque” com regras muito semelhantes ao Beisebol, jogava-se com um pau, com funções de taco, e com o mocho, que tinha funções de bola.

O mocho era um pedaço de madeira pesada, com cerca de 15 cm (não podia ser muito comprido senão partia-se com a batida), que era descascado e ligeiramente aguçado nas extremidades. Podia ser de freixo ou carvalho.

Tal como no beisebol também há um batedor que tenta atirar o mocho para o mais longe possível, correndo de seguida para as bases, ao mesmo tempo que liberta jogadores da mesma equipa e “queima” os do grupo adversário.

Costumava-se jogar nos Carvalhos, perto da casa da Ti Isabeleca e do Ti Zé Cordeiro, numa altura onde ainda não havia habitações.

Às horas que se costumava jogar, todos corriam para o local, ninguém queria chegar tarde para não ficar de fora.

Já há muito tempo que este jogo não é praticado no Ozendo. Que tal o fazermos numa próxima oportunidade?!

 

(Informações recolhidas junto do José Joaquim Gonçalves)

S. Pedro


Inter- Freguesias 2013


terça-feira, 18 de junho de 2013

S. Pedro 2013




Agradecemos à Teresinha e Ti Otília terem feito a “matrafona” mais um ano!


Inter- Freguesias 2013


Vila Boa 6 - Ozendo 1

No passado Domingo, o Ozendo deslocou-se a Vila Boa para disputar o último jogo da fase de grupos do Inter-Freguesias deste ano. Foi um jogo para cumprir calendário, já que para ambas as equipas o resultado não ia influenciar as pontuações.

Vila Boa mostrou ser uma das melhores equipas, contra um Ozendo  que se mostrou regular, mas com algumas falhas na defesa, que permitiu à equipa adversária marcar os seis golos. O Ozendo só conseguiu marcar nos últimos minutos da 2.ª parte por intermédio do Artur.

Para o Ozendo o Inter-freguesias acaba aqui. Do nosso grupo passam as equipas de Vila Boa e Casa do Benfica do Sabugal, que se juntam às equipas de Penalobo, Alfaiates, Aldeia da Ponte, Trigas, Sortelha e Rapoula do Côa.








segunda-feira, 17 de junho de 2013

Flores que nos rodeiam!












Iberfolk


sexta-feira, 14 de junho de 2013

Obras Praça Toiros Ozendo


Em Reunião de Câmara de 21 de Novembro de 2012, o executivo camarário aprovou uma proposta na qual se atribuía um apoio financeiro de 10 mil euros a cada uma das 11 Juntas de Freguesia onde se realiza a Capeia.

Este apoio tem como fim e como se pode ler na proposta, “a melhoria das condições da prática da Capeia, como forma de ultrapassar as limitações que as freguesias sentem pelo cada vez menor número de pessoas" …assim como, "… melhorar a colaboração com as freguesias, no sentido de valorizar, preservar e promover a Capeia, contribuindo para que a sua prática se desenvolva nas melhores condições”.
 
Assim, a Junta de Freguesia de Quadrazais solicitou à ARCO que apresentasse propostas de obras para desenvolver na Praça de Toiros do Ozendo até ao referido montante. Após solicitação de orçamentos, a ARCO decidiu avançar com obras referentes à construção de casas de banho, término da instalação eléctrica e proceder ao fecho do bar de baixo, com portas e janelas.

As obras já estão a decorrer e com elas pretende-se melhorar as condições para quem nos visita no dia da Capeia, mas também auxiliar futuros mordomos na organização da nossa Capeia.

 Também, no decorrer das obras de saneamento, questionou a Junta de Freguesia a ARCO, se gostaria de aproveitar as “sobras” de terra, de modo a aplica-las na Praça de Toiros, como forma de nivelar as bancadas, ao que a nossa Associação respondeu positivamente.