sexta-feira, 31 de maio de 2013

As rãs da presa:

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ozendo

Inter-Freguesias 2013

Casa Benfica Sabugal 5 - Ozendo 0


No domingo dia 25 de Maio, realizou-se jogo da 2.ª volta da fase de grupos do Inter-Freguesias deste ano, jogando novamente a nossa equipa com a Casa o Benfica do Sabugal.

O Ozendo entrou com poucos jogadores, mas com vontade. Teve algumas oportunidades, mas o “radar” continua desorientado e os golos não entram na baliza da equipa do adversário. A Casa do Benfica pressionou mais e conseguiu marcar três golos na 1.ª parte.

Na 2.ª parte, apesar dos mais dois golos da Casa do Benfica, o Ozendo não desarmou e continuou a “lutar” por marcar golos.

Quase no final do jogo, o árbitro marca grande penalidade contra a equipa do Ozendo e os ânimos exaltaram-se entre a claque e jogadores da nossa equipa. O considerar-se injusto o penalty, associado a alguns erros de arbitragem verificados durante o jogo, fez com que se vivessem alguns momentos de tensão.

O jogador da Casa do Benfica não consegue marcar o penalty…e a partida termina.

No próximo fim-de-semana devido à Capeia Arraiana em Vila Franca de Xira não haverá jogos, estes voltam no seguinte.







segunda-feira, 27 de maio de 2013

AgroRaia

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Fonte

A Junta de Freguesia de Quadrazais realiza neste momento obras de reabilitação na fonte “pequena”. Esta já se encontrava bastante degradada, as obras vão passar por um revestimento de granito e azulejos. O tanque deixará de ser de cimento e irá ser substituído por granito.



quarta-feira, 22 de maio de 2013

Ozendo - Quadrazais

Decorrem os trabalhos de pavimentação da ligação Ozendo - Quadrazais. Neste momento, os trabalhos seguem ao nível da limpeza e nivelação.






XXXV Capeia Arraiana

Alteração:

A Câmara Municipal do Sabugal vai assumir os custos dos autocarros que se vão deslocar à Capeia Arraiana em Vila Franca de Xira, no próximo dia 1 de Junho.

Assim, houve uma pequena alteração de preços; quem quiser ir com a ARCO, terá que pagar 15 (sócios) e 30 capeias (não sócios) – inclui os bilhetes de entrada, no valor de 10 capeias e o farnel para todo o dia!

Inscrições com a ARCO, até dia 25 de Maio.


 

Pinharanda Gomes

terça-feira, 21 de maio de 2013

Ordenha do Ozendo

Contam-nos a Luísa e o Zé Paleco, que sempre foram os encarregados da Ordenha, que esta foi criada em Fevereiro de 1979, terminando de laborar a 31 de Julho de 1999. Se numa primeira fase esta pertencia ao Ministério da Agricultura, depois passou para “mãos” da empresa Recoleite.

Todos aqueles que tivessem vacas podiam vir aqui para estas serem ordenhadas. O serviço era gratuito e pagava-se ao dono da vaca o leite recolhido. A ordenha efectuava-se todo o ano, todos os dias da semana e acontecia duas vezes ao dia, de manhã (a partir das 6h30) e à tarde (a partir das 18h00).

As pessoas chegavam e aguardavam a sua vez, entrando depois no edifício por uma porta, onde estavam 3 preserves (locais onde eram colocadas as vacas, para serem ordenhadas, tipo jaulas), onde as vacas entravam. Depois eram colocados os aparelhos com as tetinas e os animais eram ordenhados. As vacas saíam depois por uma porta contrária à de entrada, para não se cruzarem com as vacas que ainda eram ordenhadas.

Por dia recolhiam-se cerca de 500 litros de leite, mas a Ordenha possuía tanque reservatório que podia alojar 1000 litros de leite. Todos os dias, ou dia sim dia não, passava camião a recolher o leite.

Diz a Luísa: “todos os miúdos gostavam de vir à Ordenha. Então aqueles que só vinham cá nas férias, era a loucura!”, refere também que “antes as ruas podiam estar sujas das bostas das vacas, mas o dinheiro que se recebia pela venda do leite era uma ajuda para todas as famílias. Todas as famílias tinham, pelo menos, uma vaca.”

E quem não se lembra de “ ir à Ordenha”?

Actualmente, o edifício encontra-se todo degradado. Quanto aos aparelhos que a constituíam, foram retirados pela Empresa e muitos desapareceram…








segunda-feira, 20 de maio de 2013

Inter - Freguesias 2013

Resultados 3.ª Jornada:

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Fontes e Fontanários








Baile 11 de Maio

Nada como um grande e decisivo jogo Benfica - Porto para encher a sede da ARCO, num apoio comum à equipa preferida entre os habitantes do Ozendo, o Benfica. Mas também, nada como uma derrota da equipa, para desanimar e deixar todos com pouca vontade de festejar.

Assim, o baile realizado no dia 11 de Maio e abrilhantado pelo grupo musical “João Clara e Irmãs”, não teve a enchente do costume, mas entre os que apareceram não faltou animação. Nada como os hits de dança actuais, para deixar todos com vontade de um pezinho de dança!

O baile foi tanto, que até animou os dançarinos menos habituais!








quarta-feira, 15 de maio de 2013

Inter - Freguesias 2013

Ozendo 2 - Vila Boa 2


No passado sábado, disputou-se no Pavilhão das Piscinas do Sabugal, mais um jogo do Ozendo contra a equipa de Vila Boa.

O Ozendo não se “assustou” e jogou bem contra a equipa que ficou em 2.º lugar no Inter-Freguesias do ano passado. Fez bons passes, criou oportunidades de golo, a defesa também cumpriu a sua função e o Xane protegeu bem a sua baliza. Durante a 1.ª parte Vila Boa marcou por duas vezes, mas o Ozendo não baixou os braços e na 2.ª parte conseguiu empatar a partida, com golos do Telmo e Renato.

No próximo fim-de-semana não há jogos, as partidas voltam no dia 25 de Maio, jogando o Ozendo contra a Casa do Benfica do Sabugal, em jogo da 2.ª volta da fase de grupos.






sexta-feira, 10 de maio de 2013

Festa do Futebol

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Ozendo



Chávenas "Ozendo", in: Casa do Castelo (Sabugal)

Dia da Mãe

No dia 5 de Maio festejou-se o Dia da Mãe e os “filhos de Ozendo” não podiam deixar passar esta data em branco. Numa actividade que nada teve a ver com a ARCO, foram os filhos que se uniram e dividiram a despesa do almoço que se ofereceu aos Pais. Esta ideia nasceu da vontade de agradecer aos nossos Pais todo o empenho e apoio em todas actividades em que nos envolvemos.

O Domingo amanheceu solarengo e a convidar a um almoço ao ar livre, assim, no exterior da sede da ARCO e numa mesa enfeitada com flores recolhidas pelo campo, uniram-se várias gerações num almoço divertido, de união e agradecimento.

Da ementa faziam parte as entradas, constituídas por chouriço e patê de delícias do mar, arroz de pato, confeccionado pelo Duarte, a quem agradecemos e gelado, como sobremesa. As Mães neste dia estavam “proibidas” de fazer algo, mas isso é muito difícil de conseguir! Ainda fizerem bolos, tartes, pudins e queijo fresco.

Após o almoço, o dia continuou em Rendo, onde a nossa equipa disputava um jogo do Inter-Freguesias contra a equipa da casa. Uma claque de peso apoiou o Ozendo, que no jogo conseguiu um empate de 2-2.