quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Capeia Ozendo 2012

E no dia 15 de Agosto chegou o tão aguardado dia! Os preparativos já decorriam há muito, para que na Praça de Toiros do Ozendo tudo estivesse preparado para a Capeia deste ano.

A chuva que se fez sentir pela manhã não assustou e a azámafa foi notória; carregaram-se as arcas do bar para ter bebida fresca, atou-se o forcão e preparou-se tudo para a chegada dos bois, estes mais uma vez da Ganadaria Proença.

Durante a tarde havia já um “nervoso miudinho” no ar, que se intensificou com a chegada dos bois. Estes descarregados, foi altura do desfile de abertura, seguido da cerimónia de “Pedir a Praça de Toiros”, desejando-se que tudo decorresse da melhor maneira.

Forcão posicionado na Praça, distribuíram-se as camisolas, estas oferecidas pelo Zé Marta.

Seguiu-se um belo espectáculo de forcão, oferecendo a nossa malta, a todos os assistentes, momentos inesquecíveis de autêntica “capeia arraiana”.

De referir também a bezerra que fez as delícias dos mais novos, proporcionando também instantes bem divertidos.

Nos últimos anos, a nossa Associação organizou a Capeia do Ozendo, para que esta perdurasse. A tradição era que os rapazes solteiros fossem Mordomos. Para 2013, a tradição voltou, Nuno Serôdio e Tiago Morais vão “servir”. A eles pedimos que tenham orgulho nessa tarefa, desejamos boa sorte e disponibilizamo-nos para ajudar naquilo que for necessário.

Almas mais relaxadas, altura de divertimento e comemoração! A Dance Party fez todos dançar até altas horas da madrugada! Bolas de sabão, shots e o forcão a “dançar” marcaram a noite!























terça-feira, 28 de agosto de 2012

Festas de N.ª Sr.ª de Fátima 2012

Nos dias 11, 12 e 13 de Agosto decorreram no Ozendo as tradicionais Festas em Honra de N.ª Sr.ª de Fátima, sendo que foram três dias de muita farra, convívio, baile e boa disposição proporcionados pelos Mordomos de 2012, Narciso e Graça Nabais e Daniel e Fátima Nabais.

No sábado após missa e procissão, o baile ficou a cargo do já conhecido Grupo “Fãs da Farra”, que animaram bastante o bailarico, prolongando-se este madrugada dentro.

Já no domingo, após as cerimónias religiosas, sempre carregadas de muita emoção, foi a parte lúdica que “deu cartas”. Os Mordomos 2012 providenciaram uns insufláveis e um “touro mecânica” que fez as delícias dos mais novos e não só! De facto, também os mais velhos deram umas voltinhas e cambalhotas, que proporcionaram umas valentes risadas. Os mais pequenos ainda se “deliciaram” com as pinturas faciais e balões que estavam à sua disposição.

Na tarde de domingo também se realizaram os jogos tradicionais para os mais novos; as corridas, o jogo do ovo, do saco, que revelou verdadeiros campeões. Já os mais velhos, preferiram a sueca.

À noite houve novamente baile, altura em que o pessoal mostrou os dotes na dança.

Na segunda, os jogos de raiola marcaram a tarde, seguindo-se depois uma sardinhada oferecida pelos Mordomos 2012. Apesar de ser o 3.º dia de festa, o cansaço não deu sinal de vida e à noite, novamente um baile “carregado” de boa disposição.

Este foi interrompido para a entrega dos prémios, acontecimento que os mais novos esperavam com impaciência! Todos queriam as taças e medalhas a que tinham direito! Mais uma vez, a “cerimónia” foi apresentada pelo Manuel “Rato”, que “arrancou” com os seus comentários algumas gargalhadas à plateia.

Parabéns e obrigado aos Mordomos de 2012 por estes dias de festa! Para o ano os mordomos são o João e Carlos Suzano, com as respectivas esposas.















sexta-feira, 24 de agosto de 2012

terça-feira, 21 de agosto de 2012

III Caminhada Nocturna

Com o entardecer, no dia 10 de Agosto, começaram a aparecer na sede da ARCO os primeiros convivas para participarem na III Caminhada Nocturna. Este ano, esta iniciativa associou-se às comemorações dos 50 anos da Malta de 62 do Ozendo, tendo estes oferecido o jantar a todos os participantes.


Antes de se iniciar a Caminhada, rumou-se à Igreja do Ozendo, onde decorria uma Missa em homenagem a Manuel Vaz, após a cerimónia, o pessoal deslocou-se ao Cemitério onde foi depositado um ramo de flores na sua campa.

Entretanto, já o entusiasmo e vontade de caminhar era notório entre os 180 inscritos, pelo que, após a oferta de um lenço azul, já alusivo à Capeia, deu-se a partida para uma “viagem” às belas paisagens que rodeiam o Ozendo. O entardecer tem realmente uma luz especial e, várias vezes houve paragens para fotografar estes momentos de convívio.

Após uns quilómetros por terrenos limítrofes do Ozendo, Torre e Cardeal, houve uma paragem para refrescar na Associação da Torre. A Caminhada até então tinha sido um pouco “puxada”, pelo que muitos não terminaram, seguindo logo para o Ozendo.

Para aqueles que continuaram, a caminhada seguiu para S. Gens, Poços e Praça de Toiros, chegando-se já caía a noite. À espera já esteva o jantar, constituído por vitela estufada e grelhada, que agradou a todos.

Estômagos reconfortados, altura de dançar um pouco, já que a Malta de 62 encarregou-se de contratar o acordeonista Mikael.

Chegada a meia-noite, partiu-se o bolo e bebeu-se à saúde de todos, com o vinho especial “Ozendo” mandado fazer para esta ocasião pelo Zé Marta.

Um agradecimento à Malta de 62 pelo contributo à festa e sucesso desta III Caminhada Nocturna. Obrigado: Anacleto Carriço, Zé Marta, Didier Teixeira, Guto Baptista, Quim Bernardo, Zé Martinho, Zé Saloio, Odete Loureiro, Lucinda Fernandes, Belita e São Pinheiro.