domingo, 29 de janeiro de 2012

Festa N.ª Sr.ª das Candeias 2012

No próximo fim-de-semana, realiza-se no Ozendo, a tradicional Festa de N.ª Sr.ª das Candeias.

No sábado haverá missa às 19h00 e posteriormente baile com “Filipe Numes - O Arraiano”, na sede da ARCO. No Domingo, a missa será às 13h00. Durante a tarde haverá animação com o acordeonista “Michael”.

Os mordomos deste ano são a Adelaide e Guto e o Didier e a Ester.

Capeia 2004










Finalmente, Saneamento no Ozendo!

Começaram na semana passada, as obras para a Rede de Águas e Saneamento Básico no Ozendo.

Segundo o procedimento concursal, que saiu em Diário da República n.º 530 de 2010, a obra terá a duração de 11 meses, o valor base do procedimento é de 58.734,87 euros e a entidade adjudicante é a Câmara Municipal do Sabugal. A firma responsável pelas obras é o empreiteiro João Tomé Saraiva.

Neste momento, as obras desenvolvem-se entre a “Santa” e a sede da A.R.C.O.

Capeia 2000















Capeia Ozendo 2012

A Capeia do Ozendo 2012 já mexe! No passado sábado, dia 14 de Janeiro, logo pela manhã, os rapazes foram aos paus para fazer o novo forção.

Como no ano passado o forcão ficou bastante danificado, há necessidade de fazer um novo para a capeia deste ano, pelo que as providências para a sua execução já começaram.

Depois do trabalho, houve churrasco na ARCO e, durante a tarde, houve ainda energia para podar as tílias da nossa sede.







Janeiras 2012

No início da noite de sábado, dia 14 de Janeiro, pelas ruas do Ozendo ecoavam várias vozes que gritavam “Queremos as Janeiras!”. De facto, pelo terceiro ano consecutivo reabilitou-se a tradição de ir cantar as Janeiras às portas dos habitantes do Ozendo. Antigamente, estas cantavam-se no dia 16 de Janeiro, para depois se irem comer as chouriças no dia seguinte, durante os festejos do S. Antão de Vila Boa mas, aproveitando que era sábado e há mais gente no Povo, resolveu-se fazer esta iniciativa durante o passado fim-de-semana.

Com as letras das músicas, que se costumavam cantar, e com vários instrumentos nas mãos para fazer barulho, a noite fria não desanimou ninguém, todo o Povo foi percorrido em ambiente de grande animação!

As pessoas já se vão habituando ao “renascer” desta tradição, pelo que muitas já estavam à espera com chouriças, para puderem oferecer.

Várias chouriças, farinheiras, garrafas de vinho, dinheiro, entre muitas outras ofertas, foi o saldo, mais que positivo, das Janeiras deste ano.

Depois, foi fazer “a prova da chouriça”. E que boas que estas estavam!














quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Tourada 2008