quarta-feira, 30 de março de 2011

O Ozendo e as Invasões Francesas

Contos da nossa terra

- Escrevemos em 29 de Maio de 2009:
“É uma zona peculiar (entenda-se o Ozendo), dada a sua proximidade com Espanha, por causa do contrabando e não só. Invasões Francesas e outras escaramuças da raia. Também este assunto trataremos noutra oportunidade.”

Como  prometemos, quando fizemos uma resenha Histórica sobre o Ozendo,  agora, que se cumprem 200 anos da passagem da batalha do Gravato  e da fuga  da soldadesca – muitas vezes acossada pelas populações locais na nossa região e também aqui pelo Ozendo - vimos cumprir o prometido tratando este assunto.
Reza a lenda, (quem da nossa geração, não se lembra de ouvir falar de tesouros enterrados algures pelos soldados acossados e tementes das populações que os perseguiam? Eu por mim quase ia jurar que até sei, com o imaginário infantil, onde esse tesouro está escondido. O ti João Cocheiro também supunha saber onde estava. Pelo menos levou os cunhados, o ti Bel e o ti Benjamim a pensarem o mesmo, já que passaram uma noite a cavar debaixo de um barroco à procura do dito). Nos seus ouvidos ainda ressoavam ecos, certamente contados por pais ou avós que sofreram na pele os horrores da guerra, histórias mais ou menos verídicas.










Em cima: O Ti Bel (Abel) Ti Benjamim, Ti João Cocheiro  (João Pereira)








Ora, as lendas todos bem sabemos, têm sempre um fundo de verdade e não seria nada inverosímil que houvesse verdadeiros tesouros escondidos no nosso limite.
E porquê? Perguntaremos nós. A última e derradeira batalha que garantiu livrar-nos do jugo de Napoleão Bonaparte, mau grado, os benefícios proclamados por Descarte, Voltaire Rousseau e Montesquieu – igualdade, liberdade e fraternidade – só terem chegado uma década mais tarde a Portugal, foi a Batalha do Gravato na margem direita onde hoje se situa a barragem do Sabugal.

Muitas peripécias de lado a lado dos contendores se verificaram:
“Estamos a 3 de Abril de 1811 ”as tropas de Massena depois de levantado o intenso nevoeiro são surpreendidas, pelas tropas anglo lusas que atravessando a vau o rio Côa na zona das Pladas – pensamos que junto ao moinho do Saloio até à quinta da Carrola - atacam pela retaguarda desbaratando por completo os batalhões franceses em fuga.



O Jaques, era um típico jovem oficial francês, daqueles a quem a barba rija chegava quase até aos olhos. Fazia parte do batalhão de infantaria comandado por Merle. Jaques desde há muito que dando ordens aos seus subalternos vinha arquitetando um plano para quando tudo acabasse, levar um bom espólio até terras da Gália. Ele sabia que as vicissitudes da guerra trazem sempre cometimentos atrozes.

Estamos a dezanove de Março de 1811. Colunas marchavam ao ritmo a que podiam e as deixavam:
«Nenhuma pequena aldeia ou povoação, escapa a esta onda de assaltos, em busca de víveres para a sobrevivência das tropas francesas. Desde as batalhas da Redinha e de Foz de Arouce, que os franceses não conseguem grandes quantidades de alimentos, para conter a fome de mais de quarenta mil homens. Apenas nos campos e encostas de Poiares, conseguiram algumas ovelhas e cabras velhas, que cozeram em vinho com cebolas, mas que nem o cheiro chegou a toda esta tropa esfomeada. Ontem foram assaltadas dezenas de povoações. Arganil, Sarzedo e todas as povoações do flanco direito das tropas francesas foram ontem assaltadas, mas o abastecimento foi fraco.
Os assaltos laterais ao movimento das tropas, é uma estratégia de defesa da movimentação dos vários Corpos do exército Francês, cada um comandado por um general, sob as ordens do comandante em Chefe, Marechal Massena.
Na pequena aldeia de Alvoeira, da freguesia de Mouronho, o assalto à capela de Nossa Senhora das Neves, destruiu todas as Imagens em pedra de Ançã, fazendo desaparecer as cabeças».

Na antevéspera da disposição das tropas francesas na margem direita do rio Côa entre as Pladas e o Gravato, o Capitão Jaques e a sua companhia fazendo uma sortida rápida assaltaram a Sé catedral da Guarda onde saquearam tudo o que puderam e fosse de fácil transporte - desde cálices em ouro e prata a candelabros até as hóstias já consagradas não foram poupadas. Alguns soldados mais gananciosos e ignorantes, pensando que as figuras de talha dourada do altar mor fossem de ouro maciço não se coibiram de as decapitar, guardando umas delapidando outras.
Os saques das aldeias vilas e cidades, são transportados em dezenas de burros, mulas e carros de bois, levando à corda as ovelhas, cabras, até coelhos e cães.
Por seu lado, as populações cumprem as ordens do general Wellington, transmitidas pelas Milícias Portuguesas de abandonarem as casas e de se refugiarem nas serras, levando tudo o que possam, destruindo ou escondendo tudo o que fica.

O Manuel José Tate e o Domingos Tate, encarregam-se de organizar as milícias que, alimentadas nos últimos dias à base de azedas, meruge e rosas de Nossa Senhora e acoitados pelas moitas do Cabeço Calvo lá se vão aguentando. Seguindo pelo Ribeiro Dindinho atravessam a Fonte Fria e os Ameais descem a Devesinha e surpreendem a comitiva do Capitão Jaques e do seu subalterno Michel Platini, quando estes em fuga na direcção do quartel general, sediado em Alfaiates fazem ainda uma última sortida pelo Ozendo, que ficando no caminho em retirada, parece ser uma aldeia com abundância de víveres. Enquanto isso, o José Manuel Antono e o Chitas, chacinavam dois miltares franceses que andando perdidos, de bruços saciavam a sede na nascente do Galgorricho quando estes  em reacção, se preparavam para disparar os arcabuses...
                                                                                                                   Por: Cadc
                                                                                 (Continua...)

sexta-feira, 25 de março de 2011

Dia do Pai

No Ozendo o Dia do Pai foi especial, já que foram os Pais que decidiram homenagear os seus filhos. Assim, durante o dia de sábado, os pais juntaram-se e prepararam as refeições para os filhos. O local para os repastos foi mais uma vez o Forno Comunitário do Ozendo, que esse dia voltou a “exercer funções”. Assim, fizeram-se fornadas de bolos, que depois foram divididos por todos os interessados e que participaram na compra dos ingredientes.

Ao almoço, foi o Adelino que confeccionou uma feijoada de javali que agradou a todos. Esta, com o belo dia de sol que se fez sentir, originou um “almoço perfeito”.

Durante a tarde, o forno não “teve descanso”, assim como os forneiros de serviço, Fernando e Adriano. As fornadas de bolos não pararam, assim como as “pasteleiras” que não se cansaram de bater massa!

Ao jantar houve carne assada com batas à murro e vinho com abundância! Era preciso ganhar energias para a festa que se seguiu.

De facto, depois das limpezas feitas, o forno foi palco da “Festa do Parafuso”. Uns passos de dança e muita animação, prolongaram a festa já noite dentro.


















 

quarta-feira, 16 de março de 2011

sexta-feira, 11 de março de 2011

IIº Passeio TT

Carnaval 2011

Este ano para o Desfile de Carnaval do Sabugal, organizado pela Câmara Municipal, o tema era livre, pelo que decidimos homenagear os nossos antepassados! A ideia era ir ao armário dos nossos pais e avós e recriar a maneira de vestir do antigamente, com alguns toques de brincadeira e humor, próprios da época.

14h00 era a hora de concentração na ARCO antes de ir para o Sabugal, e a essa hora começaram as primeiras risotas! Até porque apareceram uma quantas “velhotas matrafonas” que estavam eufóricas com a ideia de ir passear para o Sabugal. O meio de transporte foi a burra do Berto Carreto, que serviu como carro alegórico da nossa Terra.

Chegados ao Sabugal, foi posicionar-nos no nosso lugar para iniciar o Desfile. A nossa posição foi a 13.ª e não foi nada de azar! Houve alegria, divertimento, muito humor e claro, um garrafão de vinho para acompanhar!

O entusiasmo era tanto, que as “velhotas matrafonas”, nas suas melhores vestimentas, soltaram a franga e subiram para a carroça, fazendo uma belíssima dança do varão que arrebatou todos os participantes.

O Desfile terminou no Salão da Junta de Freguesia do Sabugal, onde houve “comes e bebes” para todos os participantes. Houve ainda tempo para cada grupo subir ao palco e explicar as suas fantasias de Carnaval.

Depois foi voltar para o Ozendo e desfilar para os Nossos. Esperou-se a saída do terço e festejou-se com todos! Houve ainda tempo de passar pela fonte e baptizar os futuros membros da Terra; Eliana, David e Dora! O Pacata que se mascarou de Maria “Marocha” ainda passou por casa dela para a cumprimentar!

Para fechar em alta este dia, jantou-se no Forno do Ozendo, onde estava à espera de todos uma febras do porco da Matança.