quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Com saneamento, o Ozendo será um paraíso...

O Ozendo, depois de em tempos idos, desde a pré- história até ao florescimento do Cristianismo Séc. IV d.c, ter sido uma zona estratégica - entenda-se a meio caminho entre o Sabugal e o Sabugal Velho - pode hoje voltar assumir esse papel ainda com mais pujança. Recorde-se que ainda na segunda metade do século XX era uma encruzilhada de caminhantes e romeiros. Passavam por ali a pé ou a cavalo os que iam da zona da raia para os mercados do Sabugal e Vila do Touro ou vice-versa, dos que dos lados do Sabugal iam mercadejar para o Soito ou Alfaiates. Passavam também por ali aqueles que em romaria se dirigiam às festas religiosas Santo Antão (Santantão), Srª da Póvoa, Srª da Ajuda, mas sobretudo à Santa Eufêmea.

Não é difícil compreender as facilidades de sobrevivência neste cantinho que é o Ozendo. A natureza brindou-nos, não para enriquecer, mas antes, com as condições ideais a essa mesma sobrevivência. Temos um bom clima, temos uma abundância de água de fácil acesso, há terrenos desde os mais férteis a outros que nem tanto, temos bons prados, muito mato e lenha indispensáveis noutros tempos para a confecção de alimentos e não estamos sujeitos a cataclismos como derrocadas, inundações, ou incêndios devastadores.

Mas o que nos distingue em absoluto, de outras terras com estas condições naturais, e que ainda poucos se aperceberam, são dois factores: primeiro, é o facto de estarmos, não obstante como já dissemos atrás, da abundância de água, livres de inundações; segundo, não menos importante, mas deveras curioso é o de estarmos rodeados por uma cintura de riachos e ribeiros que irrigam os lameiros os quais protegem a aldeia a toda a volta, num ângulo de 360º de queimadas e incêndios, tornando-a numa espécie de ilha com rebordos verdejantes.

Porque as condições de saúde, higiene e salubridade são indispensáveis a uma boa qualidade de vida e evitam epidemias que outrora tanto assolaram esta aldeia, não apenas ao longo dos tempos mas mais recentemente, já em plena década de setenta do passado século, quando em menos de um mês, estranhamente, faleciam cinco vizinhos praticamente da mesma rua sem as pessoas se questionarem porquê.

Assim sendo e dado o que atrás foi dito, para que esta terra se torne hoje em dia, num verdadeiro Éden, só falta que o destino se cumpra e finalmente seja dotada de água de qualidade ao domicílio, uma eficaz recolha de lixo e saneamento. Assim, o concurso de adjudicação já lançado da rede de saneamento e águas tenha provimento e não fique deserto... Aí sim, depois da obra feita, se houver paraísos na terra, este será um deles.


SEGUE A PUBLICAÇÃO EM:

DIÁRIO DA REPÚBLICA



Quarta-Feira, 10 de Novembro de 2010 Número 218

PARTE L - CONTRATOS PÚBLICOS
MUNICIPIO DE SABUGAL

Anúncio de concurso urgente n.º 530/2010
Hora de disponibilização: 17:31

MODELO DE ANÚNCIO DO CONCURSO PÚBLICO URGENTE

1 - IDENTIFICAÇÃO E CONTACTOS DA ENTIDADE ADJUDICANTE
NIF e designação da entidade adjudicante:506811662 - Municipio de Sabugal
Serviço/Órgão/Pessoa de contacto: Município de Sabugal
Endereço: Praça da República
Código postal: 6324 007
Localidade: Sabugal
Telefone: 00351 271751040
Fax: 00351 271753408
Endereço Electrónico: presidencia@cm-sabugal.pt

2 - OBJECTO DO CONTRATO

Designação do contrato: Execução das Redes de Água e Saneamento de Ozendo
Descrição sucinta do objecto do contrato: Execução da rede de água e saneamento no aglomerado urbano do Ozendo. Os trabalhos consistem em movimento de terras, aplicação de tubagens e acessórios e pavimentos.

Tipo de Contrato: Empreitada de Obras Públicas

Valor do preço base do procedimento 587349.87 EUR

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Passagem de ano 2010/2011

Para entrar em 2011 em grande, nada melhor que começar com o pé direito na festa do Ozendo. Animação até de madrugada!


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Madeiro 2010

A geada era muita, assim como o frio, mas a pontualidade imperou! Ás 8h30 todos os rapazes estavam prontos para ir ao tocos para o Madeiro de Natal mantendo-se assim uma das tradições mais queridas da nossa terra.

Acompanhados por um garrafão de vinho tinto, para os ajudar com o frio, foram á procura de paus que pudessem trazer para a fogueira de Natal. Apesar do trabalho e esforço, a animação e espírito de companheirismo foi constante, conseguindo-se reunir uma valente fogueira que aquecerá todos na noite de dia 24 de Dezembro.

Aproveitamos para desejar a todos os nossos sócios e amigos um Feliz Natal e um Bom Ano de 2011. A todos os que se dirigem para o Ozendo durante esta época festiva, desejamos uma boa viagem e um até já!



















terça-feira, 14 de dezembro de 2010

3º Torneio de Sueca do Ozendo

No passado dia 11 de Dezembro realizou-se a 2.ª fase do 3.º Torneio de Sueca, organizada pela Associação Recreativa e Cultural do Ozendo.

Iniciaram-se então os últimos jogos que faltavam para a fase de grupo. De seguida apuraram-se as quatro equipas de cada grupo para os quartos de final.

Antes do início desta fase, animou-se a “malta” com um borrego, oferecido pela Sra. Marinete Póvoas, preparado pelo Sr.º Fernando Nabais e cozinhado pelo Jorge da Xaninha, e febras com cogumelos.

Procederam-se então aos quartos de final, apurando-se quatro equipas para o 1.º, 2.º, 3.º e 4.º lugar.

Para o terceiro e quarto lugar disputaram as equipas Artur e Jeremias com a equipa de Alexandre e Bruno (Fóios). Para o primeiro e segundo lugar disputaram as equipas de Carlos Barata e Beto Martins com a equipa de Lurdes e Ivone.

Os resultados finais e os respectivos prémios foram:

1.º Lugar – Lurdes e Ivone – 400 arcos;

2.º Lugar – Carlos Barata e Beto Martins – 150 arcos;

3.º Lugar – Artur e Jeremias – 100 arcos;

4.º Lugar – Alexandre e Bruno.

Depois da entrega dos prémios aos vencedores e de uma lembrança (caneta) a todos os participantes, a ARCO agradeceu a participação das equipas e de todas as pessoas que compareceram a este evento.

De seguida teve o início a sessão de karaoke que se encerrou já de madrugada.

Bem haja a todos!

Por: Angelsabugal
 




























sábado, 11 de dezembro de 2010

Feira ECOraya Salamanca



Acabados de chegar da ECOraya em Salamanca, seremos dos primeiros, senão mesmo os primeiros a trazer novidades, fresquinhas para o lado de cá da Fronteira de uma feira em grande, a fazer inveja às maiores. Lá estavam representadas de entre mais de 120 Expositores, bancas do Sabugal, de Almeida, de Pinhel, da Guarda, da Mêda, de Manteigas, de Seia, de Gouveia, de Belmonte, de Penamacor, de Trancoso, de Figueira, de Celorico, etc. De realçar a representação de um Stand bem arranjado da Colónia Agrícola Martin Rei (Peladas), com produtos típicos ecológicos e gostosos daqui da nossa zona: castanhas, avelãs, hortícolas, etc. Nem tão pouco faltou o assador gigante dos Foios
A feira continua por mais um dia.
Esperamos que estas iniciativas se repitam por muitos anos. Talvez um dia a ARCO, se possa fazer representar com produtos eco-biológicos genuínos, inovadores,  e diferentes. Quem Sabe?