domingo, 29 de novembro de 2009

OZENDO, sua história





Em 1980 aquando da pesquisa da origem (etimologia) do nome de Ozendo, na Torre do Tombo, ainda então no Palácio de S. Bento, em Lisboa cheguei a esta hipótese curiosa:

A palavra terá tido uma evolução do nome ADOLSINDA que de origem germânica significa – terra de nobre senhora germânica. O nome evoluiu para Adosinda, Auzenda, Ouzendo ou Ozendo talvez em simultâneo, tendo estas palavras a mesma origem.

Outra hipótese menos fundamentada que colocamos: «quem se posicione virado para o horizonte tem uma sensação de abertura para o mundo. Ora em latim, a apalavra oz, oris significa boca, abertura. Com a habituação poderá ter dado OZENDO.

Na enciclopédia luso brasileira, sobre o Ozendo diz-se: «esta aldeia é mais antiga, ao contrário do que muita gente julga»

Há indícios de que esta região limite do Ozendo já era povoada na era proto-histórica ( pelo menos há três mil anos). Existem vários vestígios que as pessoas da aldeia dão como adquiridos, mas a verdade é que muitos deles, que passam despercebidos poderão ser muito antigos (por exemplo uma estrada romana que ligava o Sabugal ao Soito) . Trataremos desta questão noutra oportunidade.
“Havia então [1758] na freg. sete capelas: quatro junto ao povo ou neste (Santo Cristo, Santo António, S. Sebastião e S. Mamede) sendo as outras dedicadas a S. Genésio, ao Espirito Santo e a S. Sebastião - esta no lug. de Casas de Ousendo (sic). A outra pov. da freg. era a Quinta de Águas de Bacelo. Ousendo é nome de bom uso até ao séc XII ou XIII, quando muito, e de origem germânica, - o que é demonstrativo da antiguidade do povoamento local”
E depois de curiosas dissertações que me abstenho de reproduzir (mas que nada têm a ver com Casas de Ousendo/Ozendo), a entrada referente a Quadrazais acaba deste modo:

"Tendo parte do termo dentro dos limites do conc. de Sortelha, Quadrazais participou dos aforamentos medievos desta Vila e da de Sabugal, e do domínio dos vários senhores que aí houve, especialmente da dita vila de Sortelha. Fazem parte desta freg. os lug. de : Ozendo (sic) e Quadrazais".



ALGUMAS CURIOSIDADES

Nas memórias paroquiais de 1755, dizia o cura da época a propósito de Quadrazais e seu termo : "as serras de Furdes sao tão eminentes e dilatadas que nas suas concavidades se conservam certas povoações incógnitas, que há pouco tempo foram descobertas, cuja gente se diz não tinha conhecimento da religião católica, e o primeiro que a catequizou se diz com certeza que fora um bispo de Coria chamado Fulano Poras por serem do seu bispado e ainda hoje se diz das ditas pov. que são El Mundo Nuevo en Castilla"

E ainda : "Nesta ermida [do Espirito Santo], que era de grande devoção, se encontravam e se faziam votos contra as guerras e "pela gafanhota"(sic), diz o mesmo pároco - as duas pragas que os habitantes mais temiam ....

Quando hoje com as novas tecnologias Google e GEBB, se escreve Casas de Ousendo apareceram mais sítios e com mais informação sobre a zona, do que se consegue com Sabugal e Quadrazais

É uma zona peculiar, dada a sua proximidade com Espanha, por causa do contrabando e não só. Invasões Francesas e outras escaramuças da raia. Também este assunto trataremos noutra oportunidade.

Durante vários anos foram Padres Espanhóis a estarem à frente da paróquia de Quadrazais e faziam os termos em Castelhano, já se vê!!! isto no século XVIII

Depois de muito procurar encontrámos outra localidade com o nome de OZENDO ou AUZENDE, o que aliás só vem confirmar a nossa pesquisa sobre este nome:

“PROCº Nº 1304/78 – LOUROPEL – FÁBRICA DE BOTÕES, LDA. – DECLARAÇÃO DE INTERESSE MUNICIPAL"

Do Senhor Presidente da Câmara Municipal( Vila Nova de Famalicão) cujo teor se transcreve:

“Através do requerimento nº. 17350/2005, a requerente instruiu um pedido de declaração de interesse municipal para a legalização da ampliação da unidade industrial, localizada no lugar de Ozendo ou Auzende, freguesia do Louro, com vista à instrução de processo na Comissão Regional da Reserva Agrícola de Entre Douro e Minho. Informação técnica.



Aqui fica uma das mais aprofundadas, apaixonadas e quiçá, interessantes investigações daquele que é um pequeno paraíso, a nossa aldeia.
Fica feito o desafio para futuros comentários e contribuições.

                                                                       Carlos A.D.Carriço

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

IIIª Caminhada do Ozendo

A III Caminhada do Ozendo foi um sucesso. Não só o tempo nos brindou com sol e um céu azul, mas também os nossos amigos compareceram em força para tornar este dia inesquecível, nem sequer faltaram os Ciclistas, os Cavaleiros e o pessoal da Covilhã!

Ás 9 horas recebemos todos os participantes na nossa Sede, onde tinham à espera um pequeno-almoço para preparem o corpo para uma longa viagem pelos trilhos da nossa terra.

Daqui fomos em direcção ao “Prado”, onde tomamos a direcção à Variante ao Soito, para vermos as obras e como estas estão a modificar a nossa paisagem. Ao chegarmos ao “Sítio das Colesmas” percorremos várias veredas da Torre até chegarmos à sua associação, onde alguns comeram o “farnel” que levavam nas mochilas e onde outros “mataram” a sua sede.

De seguida, partimos para a Capela de S. Gens, onde se fez uma pausa para admirar uma das paisagens mais belas do nosso concelho. Daí, passámos pelos “Poços”, “Estrada Municipal”, “Carvalheira Velha” e Praça de Touros, sentido Ozendo, onde já o “Porco no espeto” aguardava os cerca de 120 caminhantes esfomeados, depois de 15 km de marcha.

De realçar, que faltou a principal vedeta das caminhadas, a Mula do Ti Manel Zé! Por fonte segura, soubemos que ela se encontrava “engripada” mas, queremos desde já sossegar os seus admiradores, não é Gripe A!

Por volta das 16 horas deu-se início ao tradicional magusto. As castanhas e a jeropiga estavam no ponto e as caras negras e farruscadas dignas de serem vistas.

Um obrigado ao Ti Domingos Salvado por ter tido a ingrata tarefa de assar as castanhas num assador muito original: o antigo baloiço da escola.

Obrigado a todos. Para o ano há mais.






























segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Encerro e Tourada 2009

Obrigado a quem já nos fez chegar as suas fotografias! Se tiverem e quiserem vê-las publicadas aqui, podem enviar para: ozendo.arco@gmail.com

Para ver o boi rebelde clique: http://www.youtube.com/watch?v=9t6T3-14l2c